Downsizing

Downsizing

Home Office, flexibilização das leis trabalhistas…por mais que as possibilidades estivessem aparecendo, adotar novas práticas nas rotinas de trabalho requer investimento no que diz respeito a implantação de ferramentas para gestão digital.


Neste momento de pandemia – a necessidade bateu na porta.


Passado o susto, nossos gestores já terão feito (na marra!) o gerenciamento de suas equipes remotamente, já terão economizado algum dinheiro em seus custos fixos (luz, água, internet, manutenção)… a confiança para a mudança estará em um outro patamar.


Nos anos 70, o conceito “Downsizing” apareceu nos EUA como uma tentativa de reestruturação das empresas – afim de diminuir gastos e desburocratizar processos administrativos – aumentando a sua eficiência e competitividade.


Por mais que o momento seja tenso e até apareçam questionamentos sobre o fim dos escritórios – como reportagem da ArchDaily desta semana – o processo de adaptação requer uma análise mais profunda quanto a necessidade de socialização e os impactos que o isolamento causa nos indivíduos.


Apostar no meio termo é sempre mais prudente. Reestruturar a operação de forma que possamos aproveitar o melhor dos mundos (flexibilidade x redução de custos x eficiência), pode ser fator fundamental para sobrevivência neste momento.